Novos comandantes de Ilhéus e Itabuna falam em trabalho conjunto
O prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, Vane do Renascer, disse nesta terça-feira, 1º, que vai trabalhar em parceria com os municípios regionais, inclusive Ilhéus, tendo destacado a necessidade de criação da Região Metropolitana Ilhéus-Itabuna, no Sul da Bahia. “Unidos teremos mais força para reivindicar melhorias aos governos estadual e federal. Essa união é importante para todos nós”, afirmou ao deixar o Centro de Cultura Adonias Filho.
O prefeito eleito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, que participou da cerimônia de posse de Vane, por sua vez disse que as duas cidades são irmãs e têm traços culturais muito semelhantes. “São municípios que se somam e integram. Vamos trabalhar juntos para possibilitar mais oportunidades aos moradores, principalmente à juventude. Realizaremos muitas ações em conjunto para que nossos municípios voltem ao eixo do desenvolvimento”, comentou.
Para o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Eduardo Carqueja, o município não suporta mais gestores que não se preocupam e nem valorizam as empresas e povo. “Eu acredito em um governo de mudança, de desenvolvimento. Acredito que Vane e sua equipe farão uma gestão à altura que a população merece”, declarou.
O presidente da subsecção da OAB de Itabuna, Andirlei Nascimento, disse que o novo prefeito tem um grande desafio para resolver os graves problemas com educação, saúde, na área social e infraestrutura. “O município foi a terceira economia no Estado, mas infelizmente caiu para 8º por conta da falta de gestores que buscassem o seu desenvolvimento”, criticou.
O líder dos advogados destaca que Itabuna já foi exportador de produtos e dono de comércio forte e um grande polo de serviços. “Hoje exporta crime e violência. Mudar essa realidade é um grande desafio. Para isso, todos nós precisamos ajudar esse governo. Devemos fiscalizar e criticar, mas também contribuir para que o prefeito encontre o caminho”, acrescentou.
Nascimento afirma que a cidade está abandonada e que está na hora de acabar com essa história de iniciar as obras e deixá-las pela metade. “Queremos que Itabuna seja referência na educação, na saúde, no emprego, não mais na violência”.
Para o sindicalista João Rodrigues é importante que o prefeito Vane coloque em prática as promessas da campanha vitoriosa para que a população possa se orgulha tendo uma cidade com mais qualidade de vida, educação e saúde. “Acabar com a violência é impossível, mas o prefeito pode ajudar a melhorar essa realidade. É isso que todos nos esperamos e sonhamos.É nisto em que acreditamos”, concluiu.